O OneClick Tracking é uma nova funcionalidade voltada para anunciantes da Meta Ads que usam a Hotmart como gateway de pagamento. Ele oferece um rastreamento de conversões imediato e preciso, permitindo que os algoritmos de modelos de otimização do OneClick Ads otimizem antes mesmo do gerenciador de anúncios receber as informações de vendas.
Essa solução corrige atribuições erradas feitas pela Meta, entregando dados reais baseados nas UTMs das campanhas e permitindo decisões de escala mais seguras e inteligentes. Você visualiza no seu gerenciador o volume de conversões reais por período (hoje, 7, 30 dias e período máximo), facilitando uma auditoria rápida e clara, sem a necessidade de dashboards complicados de serem mantidos atualizados.
Ele utiliza webhook da sua conta Hotmart para receber dados das UTM’s, considerando os dados UTM, bem como os da Meta, sem duplicar conversões. Cada conta de anúncios recebe um link único para conectar à Hotmart e é possível vincular múltiplos produtos, mantendo a eficiência da otimização.
O OneClick Tracking elimina a necessidade de ferramentas extras de rastreamento. Fácil de ativar com um tutorial completo
, é uma funcionalidade opcional, mas poderosa para quem quer máxima performance e rastreamento confiável.
Como Plugar o OneClick Tracking na Hotmart
Acesse sua conta OneClick Ads.
Vá até a aba “OneClick Tracking”, conforme disponível no menu lateral esquerdo do OneClick Ads.
2. Copie o script de UTM’s para usar em todos os seus anúncios.
3. Copie o Script de UTM do OneClick Ads.
UTM para HOTMART:
src=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}&sck=facebook|{{adset.name}}|{{campaign.name}}|{{ad.name}}|{{campaign.id}}|{{adset.id}}|{{ad.id}}&utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
UTM para OUTRAS PLATAFORMAS:
utm_source=facebook&utm_campaign={{campaign.name}}|{{campaign.id}}&utm_medium=cpc_{{adset.name}}|{{adset.id}}&utm_content={{ad.name}}|{{ad.id}}
4. Insira no campo “Parâmetros de URL” dentro de TODOS os seus anúncios no gerenciador de anúncios, como mostrado abaixo:
5. Insira o Script de Passagem de UTMs em todas as suas páginas, para que as UTM’s apareçam como origem das vendas da Hotmart:
a. Você pode instalar no seu site via Google Tag Manager ou, preferivelmente, instalando diretamente no header do seu site.
Script de passagem de UTM´s:
<script>
var timer = setInterval(function () {
const location = new URL(document.location.href);
const fields = ["src", "sck", "utm_source", "utm_medium", "utm_campaign", "utm_content", "utm_term"];
var links = document.getElementsByTagName("a");
for (var i = 0, n = links.length; i < n; i++) {
if (links[i].href.includes("#")) continue;
if (links[i].href) {
let link = new URL(links[i].href);
fields.forEach(field => {
if (location.searchParams.get(field))
link.searchParams.set(field, location.searchParams.get(field));
});
let href = link.href;
links[i].href = href;
}
}
}, 500);
</script>
6. Copie o link gerado dentro do OneClick Ads para que possamos receber os dados de vendas advindos da Hotmart:
a. Cada conta de anúncios terá um link único gerado automaticamente.
b. Esse link é o que conecta sua conta à Hotmart e rastreia as conversões por UTM.
7. Acesse sua conta Hotmart.
a. Vá até Ferramentas > Ver Todas > Webhooks no menu da Hotmart.
8. Crie um novo Webhook.
a. Escolha o produto (ou produtos) que deseja rastrear.
b. Cole o link de rastreamento fornecido pelo OneClick (passo 6) no campo de URL.
9. Selecione os eventos que devem disparar o Webhook
a. Marque “todos os eventos” de compra.
10. Aceite os termos e salve a configuração.
a. Você não precisa enviar “eventos de teste”, portanto, basta finalizar o processo na Hotmart.
b. Pronto! A conexão entre Hotmart e OneClick Tracking está feita.
c. A partir de agora, suas campanhas começarão a mostrar as conversões reais!
11. Verifique se os dados estão chegando.
a. Aguarde algumas vendas saírem e confirme se as conversões estão sendo exibidas (dentro do gerenciador de anúncios).
Pronto! Para entender mais sobre como utilizamos esses dados para otimizar suas campanhas, assista este vídeo.
É possível usar o OneClick Tracking sem o sistema de otimização do OneClick Ads?
Sim! Você pode usar apenas o OneClick Tracking nas suas campanhas.
Para isso, basta inserir a tag [oneclick-tracking]
no nome da sua campanha.
Após isso, insira essa campanha na nossa plataforma com os devidos parâmetros de otimização. Nosso sistema de otimização não será ativado, mas esse passo é necessário para que a campanha esteja ativada no nosso banco de dados.
Exemplo:
Nome da campanha: [oneclick-tracking] Campanha de Vendas ADV+
Com essa tag, a campanha mostrará o rastreamento perfeito (via UTMs) na campanha, nos conjuntos de anúncios e anúncios dessa mesma campanha. Assim você poderá seguir com otimizações manuais, olhando para conversões reais.
Notas Importantes
Instale e mantenha seu pixel na configuração da Hotmart.
Sugestão: Evite enviar dados de order bumps ou upsells, para manter a otimização limpa do produto de entrada, sem poluir os dados utilizados para otimizar sua campanha. De qualquer modo, você pode, se ainda preferir, criar webhooks também para produtos adicionais.
Só campanhas criadas após a configuração terão acesso ao dado de “Período Máximo”. Isso não prejudica de nenhum modo a otimização do OneClick Ads em campanhas mais antigas.
Se quiser, você pode vincular múltiplos produtos apontando para o mesmo link de Webhook fornecido pelo OneClick Ads.